Strict Standards: Only variables should be passed by reference in /var/www/vhosts/adroaldolamaison.com.br/httpdocs/lib/core/Bean.php on line 193

Strict Standards: Only variables should be passed by reference in /var/www/vhosts/adroaldolamaison.com.br/httpdocs/lib/core/Bean.php on line 193
Artigos :: Adroaldo Lamaison

QUEM DOBROU SEU PÁRA-QUEDAS HOJE?

A guerra do Vietnã é muito rica em história e lições. Uma delas que li numa mensagem vem de um piloto americano de um avião bombardeio que foi atingido por um míssil. Ele acionou o pára-quedas e tudo funcionou direitinho. Mas foi capturado e ficou preso por 6 anos.

Ao voltar aos Estados Unidos, começou a dar palestras nas escolas e igrejas sobre sua história. Certo dia, em um restaurante, uma pessoa se aproximou e perguntou se ele era o piloto de avião que tinha lutado no Vietnã.

-Sim, sou eu! - respondeu ele

-Seu avião foi alvejado?

-Sim.

-E o seu pára-quedas funcionou?

-Sim, senão eu não estaria falando com você.

-Pois bem, fui eu que dobrei seu pára-quedas e deixei tudo certinho pra você!

Naquela noite esse piloto não dormiu pensando nas muitas vezes em que havia passado por aquele simples marinheiro e não havia dado um simples ‘bom dia’. Eu era um piloto arrogante! – concluiu ele. Ele não dava a mínima para as pessoas mais simples e, no entanto, uma delas salvou-lhe a vida. Por fim, pensou que havia passado por ele inúmeras vezes sem dar-lhe bola e ele foi importante da mesma forma.

AMIGO LOJISTA, NINGUÉM TEM SUCESSO SOZINHO! ALGUÉM DOBRA O SEU PÁRA-QUEDAS. Quantos funcionários ficam diariamente depois do horário na sua loja e você não diz uma palavra de apoio e agradecimento? Quantos funcionários vestem a camisa da sua empresa e você nunca lhes disse uma palavra de carinho e de incentivo? Quantos funcionários cuidam com carinho e respeito dos clientes, que são o maior patrimônio da sua empresa e você nunca disse um parabéns, um obrigado?

Uma das maiores qualidades de um líder é a sua capacidade de reconhecer e valorizar as pessoas. A capacidade de valorizar o trabalho de cada pessoa, pois todos são importantes dentro de uma loja. Imagine o valor da pessoa que fez a linha que costurou o pára-quedas? Há muitos líderes arrogantes que não dão ‘bom dia’, que chamam atenção na frente dos outros e até na frente de clientes. Há muitos líderes que criam um ambiente pesado dentro da loja. NINGUÉM TEM SUCESSO SOZINHO. Você precisa das pessoas e, por isso, precisa aprender a dar valor a elas. Um funcionário não quer só um salário, ele quer ser reconhecido pelo trabalho e esforço que faz.

Você, como líder, deve ter a capacidade de saber elogiar e valorizar essas pessoas que diariamente dobram o seu pára-quedas. É a pessoa da limpeza, é a que faz o café, é a funcionária do caixa, é a que faz os pacotes, é o entregador, é o motorista, é o vendedor, é a da cobrança; enfim,quantas pessoas lhe ajudam com o seu sucesso? Valorize essas pessoas. A coisa mais triste é você trabalhar em uma empresa por anos e NUNCA ninguém lhe dizer nada a respeito do seu trabalho. Como elogiar? A gente elogia a atitude. “Isso aqui que você fez foi bem feito, parabéns”! Nós sempre elogiamos e valorizamos uma atitude, um ato concreto; por isso o elogio é verdadeiro e não bajulação.

Nós entramos em uma rotina e em uma correria, sem nos darmos por conta que passamos o dia apagando incêndio, abrindo o pára-quedas e acabamos nos esquecendo do essencial. Somos assim na loja, na rua e em casa com a esposa e os filhos. Estamos congelando os nossos corações. Estamos ficando cada vez mais frios e insensíveis. É mais fácil enxergamos os defeitos do que as qualidades.

Por isso, amigo lojista, olhe com carinho para as pessoas que estão dobrando o seu pára-quedas no seu dia-a-dia. Tanto na sua loja, como na sua casa, com os seus fornecedores, no seu bairro, na sua cidade e na sua entidade. Você realmente tem valorizado e reconhecido essas pessoas? Abra o seu coração.

Abraço,
Adroaldo Lamaison.