O título é grande, mas o conteúdo é sério. Tenho ministrado várias palestras para vendedores a convite de vários CDL’s desse Brasil sobre o tema das vendas, atendimento, mudança de atitude e motivação. A prática comum nessas situações é o lojista comprar os ingressos para a sua equipe e convocá-la para participar da palestra. Como são convocados, a maioria vai contra a vontade. Por isso, invisto sempre os primeiros minutos da palestra para convencer as pessoas a me ouvirem e de que a palestra será boa para a vida delas. Tenho conseguido bons resultados. Sinto que a platéia participa, canta as minhas músicas e acompanha atentamente a reflexão sobre os temas expostos; ou seja, o mais difícil, que é obter a atenção das pessoas e vender as idéias que me proponho na palestra, eu consigo.
As pessoas saem contentes, alegres, sensibilizadas, cheias de idéias e com vontade de vender e crescer. O problema é o acompanhamento, o outro dia na loja, a próxima semana e o que o lojista faz com as informações que ele PAGOU para a equipe, que nem sempre faz uso delas. A prática que a maioria dos lojistas tem é a de perguntar no outro dia como foi a palestra. A equipe geralmente responde que foi boa, ótima, alegre, divertida, fantástica e acaba ficando nisso. Isso é desperdício de treinamento. Você pagou, investiu e não está usando essas informações e essa motivação da equipe para gerar resultados para a sua loja.
Como tirar o melhor proveito da participação da sua equipe em palestras, cursos e treinamentos na sua cidade? Algumas considerações:
1- PRÉ-PALESTRA: Venda bem a importância da palestra e do treinamento para a vida do funcionário e da sua empresa. Por que será bom para eles e para sua empresa que eles participem? No que irá ajudar o crescimento deles e da sua empresa? Motive as pessoas a participar. Desperte a vontade. Fale bem do palestrante, busque informações.
2- PALESTRA: Avise e prepare as pessoas para que anotem algumas idéias e sugestões e comunique que será feita uma reunião no outro dia só para falarem sobre as idéias e sugestões da palestra ou treinamento. Motive para que todos participem e prestem atenção no evento, que aproveitem a oportunidade. O lojista deve estar sempre junto para dar exemplo e, depois, comentar os principais tópicos da palestra.
3- PÓS-PALESTRA: Faça uma reunião com a equipe que participou da palestra e faça cada um comentar o que mais chamou a atenção, o que poderia ser aplicado na sua loja, novas idéias; enfim, o que pode ser modificado ou melhorado na sua loja e na prática do dia-a-dia.
As funções da palestra são despertar, lembrar, desencadear, iniciar e não terminar. O palestrante planta inquietudes nas pessoas, mas se a pessoa não regar, a semente morre. A maioria volta para sua rotina diária e continua com as mesmas práticas de antes. Daí a importância do lojista regar, cobrar, recordar e continuar ampliando o efeito de uma palestra ou de um treinamento. Às vezes, o efeito pode durar por meses, dependendo da ação do lojista fazendo valer bem o investimento ou pode simplesmente morrer no outro dia da palestra, tornando-se um desperdício de investimento. Quantas foram as palestras que sua equipe participou e que achou fantástica, divertida motivadora e não resultou em nenhuma prática nova na sua loja?
Já está na hora de mudar essa prática comum dos lojistas. Que não passe pela sua cabeça parar de investir em treinamento. Há muita rotatividade no varejo e os temas das vendas e do atendimento devem estar sendo lembrados e repetidos diariamente. Investir em palestras e treinamentos é gerar lucros para a sua empresa, desde que esses sejam bem aproveitados.
Reflita sobre isso...
Abraço,
Adroaldo Lamaison.