Strict Standards: Only variables should be passed by reference in /var/www/vhosts/adroaldolamaison.com.br/httpdocs/lib/core/Bean.php on line 193

Strict Standards: Only variables should be passed by reference in /var/www/vhosts/adroaldolamaison.com.br/httpdocs/lib/core/Bean.php on line 193
Artigos :: Adroaldo Lamaison

CRESÇA NOS NEGÓCIOS, MAS CRESÇA TAMBÉM COMO GENTE

“Seja você, mas não seja sempre o mesmo”
Gabriel, o Pensador

A cada ano que passa, temos que nos tornar pessoas melhores. Não basta crescermos apenas nos negócios, no trabalho ou economicamente, mas temos que crescer como gente, como pessoa. Os resultados novos que tanto queremos e projetamos em nossos planejamentos irão aparecer melhor com a nossa mudança e com o nosso crescimento interior. Mudar, crescer, desenvolver-se, deve ser o nosso foco. Mas crescer no que? Nesse ano de 2009, tente crescer nos seguintes itens:

PROFISSIONALISMO: Por incrível que pareça, ainda há muito amadorismo nas lojas. Amadorismo no atendimento, nas vendas, na entrega, na cobrança, nos controles e na administração. Você tem um bom controle do seu estoque? Das suas vendas? Dos seus custos? Dos seus clientes? Nesse ano, melhore sua administração financeira, busque orientação, melhore o controle dos seus custos e das suas compras. Melhore seu atendimento e qualifique suas vendas. Invista e treine sua equipe. Compre DVDs, participe e leve sua equipe a participar de palestras e cursos. Leia, assine revistas especializadas. Qualifique-se e qualifique sua equipe.

AMOR: Torne-se uma pessoa amável. Aprenda a olhar o bom das pessoas e não só os defeitos. Nesse ano, elogie mais. Elogie as atitudes boas da sua equipe individualmente. Abrace seu pai e sua mãe. Dedique tempo e atenção para as pessoas. Valorize as pessoas, sobretudo aquelas que são importantes para a sua vida. Dê importância. Não basta saber.

O importante nesse ano é você praticar, exercitar. Amar se aprende amando, fazendo. Nesse ano, cresça no amor. Dê um pouco de si para os outros. Abrace mais, visite mais, escute mais, presenteie mais. Desenvolva seu coração e não apenas a sua mente. Ame a si mesmo. Pare de colocar defeitos.

CORAGEM: coragem para tomar decisões. Falta coragem para muitos líderes. Coragem para demitir uma pessoa. Coragem para mudar de ramo. Coragem para falar e se acertar com seu sócio. Acredite em si mesmo e vença seus medos.

AMIZADE: Amizade que não é cultivada, morre. Visite mais seus amigos. Escute, incentive, ofereça seu ombro. Seja mais amigo. Passear, reunir-se numa janta, celebrar. Curta seus amigos. Saia do sofá e da frente da televisão. Não se isole.

PERDÃO: Aprenda a perdoar as falhas e os erros dos outros. Não guarde raiva, ódio, rancor ou ressentimento.

Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra, de acordo com Shakespeare. Nós não perdoamos os outros porque não nos conhecemos. Se nos conhecêssemos veríamos que também temos defeitos que, às vezes, são os mesmos que não aceitamos nos outros. Não seja duro e inflexível. Nesse ano aprenda a perdoar mais.

BONDADE: Abra seu coração e seja uma pessoa mais bondosa. O contrário do amor não é o ódio, diz Érico Veríssimo, mas sim, a indiferença. Ajude, estenda a mão, seja fraterno e solidário. Pague seu dízimo para a vida. Devolva um pouco do que você ganha para uma creche, um asilo ou uma família pobre. Seja bondoso. Olhe na sua casa quantas coisas estão atrapalhando, que poderiam ser úteis para alguém. Não guarde, não acumule. Ajude.

HUMILDADE: Não seja arrogante, seja simples. Cumprimente as pessoas. Ninguém é superior a ninguém. Não despreze. Escute. Não discuta. Ninguém ganha uma discussão. Ninguém sabe tudo. Mantenha a mente aberta para aprender. Cuidado com a vaidade, é uma grande destruidora de carreiras.

Cresça também na paciência e na tolerância. Não se irrite com qualquer coisinha. Calma. Relaxe. Aceite o outro como ele é. Precisamos nos humanizar. Faça em você a mudança que você quer ver nos outros e no mundo, como dizia Gandhi. Pense nisso e tente. Quando a gente cresce e muda, MUDAMOS o mundo ao nosso redor. Faça. Atitudes novas, vida nova e resultados novos. Um grande abraço e feliz 2009.

 

Prof. Adroaldo Lamaison
Palestrante sobre vendas – liderança e motivação.